Your Account
Forgot Password

Novo na EagleRider?

Junte-se a nós!
  • Reivindicar os benefícios de retorno de cliente
  • veja seu itinerário
  • Receba Novidade Sobre sua Viagem
  • Check out mais rápido
  • Seja o Primeiro a Saber Novas Dicas e Promoçãoes
BRL
Faça sua reserva

Viagem em Grupo - 6 dicas para um passeio seguro

Nós todos amamos pilotar motocicletas e o que poderia ser melhor do que dividir este prazer com amigos?

Entretanto, a dinâmica de pilotagem fica rapidamente mais complicada quando adicionamos mais motocicletas ao grupo. Abaixo algumas dicas essenciais quando estiver pilotando em grupo.

Dicas para pilotagem em grupo em passeios de motocicleta

1. SINAIS COM AS MÃOS

Enquanto alguns pilotos tem comunicação entre seus capacetes, outros não tem. Sinais com as mãos permitem que você transmita mensagens simples. Certifique-se de que todos do grupo saibam pelo menos as básicas.

A mão estendida na horizontal, movimentando-se para cima e para baixo siginifica diminua a velocidade. A perna estendida para a direita ou esquerda, alerta o piloto que vem atrás de algum perigo na estrada. Há muito mais. Alguns grupos utilizam sinais padrão, enquanto outros inventam seus próprios. Todos funcionam, contanto que o grupo todo conheça os sinais..

Group riding signals for motorcycle touring

2.INFORMAÇÃO

Antes de montar em sua motocicleta, certifique-se de que todos sabem onde estão indo. Inevitavelmente haverá momentos em que o grupo será separado. Discutam para onde estão indo, onde pretendem fazer suas paradas, e o que farão caso se separem. Troquem seus números de telefone entre si. E certifiquem-se de que todos estejam cientes das mudanças mais recentes à cada parada.

Group riding tips for motorcycle touring

3. SEGURANÇA

Alterne as posições. As pistas são bem largas, permitindo que um piloto pegue a pista da esquerda e o piloto seguinte a da direita. Os outros pilotos devem seguir este padrão, criando uma alternância nas posições. Isso permite que haja mais espaço entre cada piloto e aqueles que estejam atrás ou na frente dele, também permite uma melhor visibilidade, para que todos consigam enxergar ao longo da estrada.

Group riding tips for motorcycle touring

Não há problema em espaçar o grupo na estrada, mas devem juntá-lo ao passar por cidades, para que o final do grupo não fique parado no sinal vermelho enquanto outros conseguem passar pelo verde. Espalharem-se na estrada também dá espaço para que outros veículos ultrapassem uma ou duas motocicletas por vez. Se alguém quer ultrapassar, e o único modo de fazer isso é ultrapassando o grupo todo de uma só vez, é muito provável que aproveitem alguma perigosa oportunidade para fazê-lo uma vez que sua paciência se esgote. Permitir que outros motoristas ultrapassem pouco a pouco é mais seguro para todos.

4. ARREDORES

Quando um grupo é grande, é pouco provável que o líder consiga se manter atento à todos, e que ele saiba que precisa parar se alguém ao final do grupo está com algum problema. É essencial que se a pessoa atrás de você encostar, ou você perdê-la de vista, que você responda. Se ele encostar, você encosta também. Isso cria uma reação em cadeia que chega até o líder. Se você perdê-lo de vista , diminua a velocidade ou pare até que ele consiga alcançá-lo. Caso ele não apareça, retorne. Talvez o piloto tenha precisado parar para apertar os elásticos segurando a bagagem dele. Talvez ele tenha um pneu furado, ou um problema mecânico. O que quer que você faça, apenas não continue pilotando, achando que ele vai conseguir acompanhar o resto do grupo mais cedo ou mais tarde. Pilotos cuidam de outros pilotos.

Group riding tips for motorcycle touring

5. DINÂMICA DO GRUPO

Alguém será sempre o último a estar pronto para pilotar, mas se você é sempre essa pessoa, seus amigos ficarão incomodados. Se ninguém está na motocicleta até que você esteja na sua e tenha colocado o seu capacete,isso é um problema. Talvez você tenha que se aprontar enquanto os outros ainda estão relaxando. Talvez você deva deixar pra mais tarde pra pegar aquilo que esqueceu na sua mochila. Não seja o cara do qual todo mundo reclama.

Group riding tips for motorcycle touring

6. SUA ZONA DE COMFORTO

ão importante quanto coordenar e estar em sintonia com seu grupo de pilotos, é igualmente importante que você não pilote além de suas habilidades. Só porque o líder está pilotando rápido, não significa que você tem que acompanhá-lo se você não pode fazer isso com segurança. Pilote no seu ritmo, não no dele. Se o ritmo está muito rápido, diminua para um com o qual você se sinta confortável. Se os que estiverem à sua frente estiverem prestando atenção, eles irão diminuir a velocidade também, como parte da reação em cadeia descrita acima. Quando você tiver uma chance, discuta a questão e tentem planejar de forma que parte do grupo pilote mais devagar, enquanto outros pilotem mais rápido. Ninguém irá perturbá-lo por ser cuidadoso, e se perturbarem, em primeiro lugar, essas não são as pessoas com as quais você vai querer pilotar.

Pilotar com amigos, ou fazer novos amigos enquanto pilota, misturam as duas melhores coisas que a vida pode nos oferecer. Saiam e criem memórias juntos e vocês terão um laço que durará a vida toda.

EagleRider Privacy Policy

Yes! Please sign me up to receive the EagleRider newsletter and other emails and communications from EagleRider. By providing my personal information, I am consenting to its use and disclosure in accordance with EagleRider’s Privacy Policy. I further consent to its use to serve targeted ads to me including via social media. I understand that I may withdraw my consent and unsubscribe from receiving future communications at any time. Consent is being sought by EagleRider.

For a better experience, please consider using one of these browsers.